Pós-graduação da Uneb Juazeiro/BA recebe nota 4 da Capes

Os Programas de Pós-graduação stricto sensu do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, receberam nota quatro na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), divulgada neste mês de setembro. A avaliação teve quesitos relacionados à estrutura física e pedagógica dos programas, formação, produção de docentes e discentes e o impacto na sociedade entre outros aspectos acadêmicos. Este resultado compreende o quadriênio 2017-2020 dos cursos de mestrados e doutorado no país. 

As notas foram conferidas ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Horticultura Irrigada (PPGHI), ao Programa de Pós-Graduação Profissional e Interdisciplinar em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) e ao Programa de Pós Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGECOH). 

A coordenadora do PPGHI, professora Dra. Ana Rosa Peixoto, comemora que o crescente desempenho do programa atesta a qualidade do curso oferecido e que os resultados repercutem também no mercado de trabalho da agronomia, tendo em vista que os mestres formados atuam em diversos setores dessa cadeia produtiva no Vale do São Francisco e no mundo. 

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH) possui o único doutorado nessa área na América Latina. Nessa avaliação de desempenho, o Programa manteve a nota da avaliação quadrienal passada. O coordenador do PPGEcoH, Dr. Carlos Alberto Batista, explica que essa colocação possibilita a continuidade da oferta dos cursos de mestrado e doutorado. “Permanecemos empenhados em subir de nota para oferecer ainda mais qualidade ao nosso corpo discente”, reforçou. 

O mais novo Programa de Pós-Graduação Profissional e Interdisciplinar em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) entrou em vigor no ano de 2019 e é avaliado pela primeira vez já com a nota quatro. O curso envolve três instituições de ensino superior: a UNEB, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

Com área de concentração em Sociedade, Natureza, Inovações Sociotécnicas e Políticas Públicas, o PPGDAT possui alto desempenho no envolvimento com a comunidade externa. Para o coordenador do PPGADT-Polo UNEB, Dr. Luciano Ventin Bomfim, a classificação, por um lado, corresponde ao reconhecimento da qualificação dos professores e dos alunos, do incentivo à pesquisa e, por outro lado, divulga o programa e a universidade para outras cidades e estados, além de atrair estudantes de todo o país.  ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AO VIVO