Maior compositora de forró do Nordeste morre no Ceará

Rita de Cássia foi responsável pela renovação do forró, lançando bandas como a Mastruz com Leite. A cantora e compositora escreveu mais de 500 músicas. Ela faleceu de fibrose pulmonar na noite desta terça, 3, aos 50 anos (foto divulgação)

Rita de Cássia, 50 anos, que morreu nesta terça-feira (3) em um hospital particular de Fortaleza, em decorrência de uma fibrose pulmonar, é uma cantora cearense, natural da cidade de Alto Santo, considerada no meio artístico como uma das maiores compositoras de forró do país. Rita está sendo velado em sua terra natal e o sepultamento ocorre no começo da noite desta quarta, 3.

A artista tem no seu histórico mais de 500 composições, gravadas por bandas e artistas como Mastruz com Leite, Amelinha, Aviões do Forró e Frank Aguiar. Entre as músicas feitas por Rita estão “Meu Vaqueiro, Meu Peão”, “Saga de um Vaqueiro” e “Jeito de Amar”.

Rita de Cássia, que já estava em destaque no estado, se consolidou nacionalmente como compositora em 1993, quando a banda Mastruz com Leite gravou a música “Meu Vaqueiro, Meu Peão”, considerada até hoje como um dos “hinos do forró moderno”.

Em 2002, a artista teve outra composição que explodiu nacionalmente, com a música “Jeito de Amar” (Já Tomei Porres por Você), gravada nas vozes de Solange Almeida e Xandy Avião, da Banda Aviões do Forró.

Na carreira como cantora, Rita de Cássia gravou 12 álbuns com seu irmão, Redondo, e a Banda Som do Norte, uma parceria que durou cerca de 25 anos. Atualmente ela estava em carreira solo.

FIBROSE PULMONAR

De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, a fibrose pulmonar idiopática, doença que causou a morte de Rita de Cássia, é uma forma crônica e progressiva de pneumonia; ou seja, uma forma da doença que não se cura rapidamente e avança pelos pulmões.

A doença também causa fibroses (cicatrizes) nos pulmões, que levam ao endurecimento dos tecidos pulmonares, dificultando assim a respiração. Segundo o Ministério da Saúde, o termo idiopático, que dá nome à doença, é utilizado quando as causas da enfermidade são desconhecidas.

(com g1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AO VIVO