Brasil inicia vacinação contra dengue em 521 municípios a partir de Fevereiro

O Ministério da Saúde anunciou que, a partir de fevereiro, a vacinação contra a dengue será iniciada em 521 municípios brasileiros por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Essas localidades fazem parte de 37 regiões de saúde identificadas como endêmicas para a doença, de acordo com as informações divulgadas pelo ministério. A relação completa dos municípios selecionados está disponível para consulta.

A escolha das regiões seguiu três critérios específicos: elas abrangem cidades de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; apresentam altos índices de transmissão da dengue no período de 2023-2024; e evidenciam maior prevalência do sorotipo DENV-2. Segundo a lista divulgada, 16 estados e o Distrito Federal possuem municípios que atendem a esses requisitos.

A pasta também confirmou que a vacinação será destinada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que registra o maior número de hospitalizações por dengue. Os dados indicam que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, esse grupo representou 16,4 mil hospitalizações, ficando atrás apenas dos idosos, para os quais a vacina ainda não foi autorizada.

O esquema vacinal consistirá em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. O Brasil se destaca como o pioneiro mundial ao oferecer essa imunização pelo sistema público de saúde. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após avaliação da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AO VIVO