Brasil fica na 25ª posição em segurança pública em estudo da Firjan que analisou 27 países

Atual ocupante da presidência temporária do G20, grupo formado pelas principais economias do mundo, o Brasil fica para trás quando o assunto é segurança pública. O estudo Panorama da competitividade dos países do G20 Brasil 2024, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), coloca o país na 25ª posição em uma lista de 27 nações, superando apenas México e África do Sul.

No levantamento, a Firjan analisa dados de 18 países que formam o G20 ao lado do Brasil (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e de oito convidados para participar de diálogos e discussões: Angola, Egito, Emirados Árabes, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal e Singapura.

”Leia-mais”

O estudo tem como referência metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) referentes a oito temas que fazem parte da agenda do G20 Brasil 2024: clima; crédito; economia e emprego; infraestrutura; mulheres, diversidade e inclusão nos negócios; segurança pública; sistemas alimentares sustentáveis e agricultura; e transição energética.

Na área de segurança pública, a Firjan considerou indicadores como a porcentagem da população que se sente segura à noite e a taxa de homicídios por 100 mil habitantes. Em 2022, o Brasil registrou 48% de sensação de segurança e 22,38 homicídios por 100 mil pessoas, alcançando 34% das metas da ONU.

O ranking é liderado por Singapura, com 100% de alcance, seguido por Emirados Árabes Unidos, China, Noruega e Arábia Saudita, todos com mais de 99% de atingimento. O gerente da Firjan, Isaque Ouverney, destaca a importância de reduzir homicídios e melhorar a sensação de segurança da população.

”Leia-menos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AO VIVO