Dia da Visibilidade Trans: Prefeitura promove ações de saúde e cidadania para a comunidade transgênero de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), realizou nessa terça-feira (30) a 2ª edição do ‘T+ Cidadania’, um mutirão de serviços de saúde e cidadania para pessoas trans. A ação foi desenvolvida em alusão ao Dia da Visibilidade Trans, celebrado no dia 29 de janeiro. O evento aconteceu na Secretaria Executiva de Direitos Humanos. 

Foram oferecidos serviços como consultas médicas, atendimentos psicológicos, testes rápidos, emissão do cartão SUS, inscrição e atualização do Cadastro Único, serviços de beleza, terapias naturais, além de emissão do Retifica Petrolina, que promove a retificação do nome e gênero na certidão de nascimento, um projeto em parceria com o Cartório do Registro Civil e o Cartório do 1º Ofício de Notas e de Protestos de Petrolina.

”Leia-mais”

Renata Fernandes Silva Oliveira, 32 anos, foi a primeira trans a ter o nome retificado em Petrolina. “Há três anos frequento a Secretaria de Direitos Humanos, me sinto muito bem aqui e sempre procuro estar presente nas ações voltadas para o público trans, pois é um momento de muita importância para reafirmar nossos direitos e também buscar a conscientização das pessoas em relação ao preconceito”, afirma.

A petrolinense Railane Lais Pereira de Souza, 18 anos, também esteve presente no evento e está aguardando a conclusão do processo de sua retificação. “Nós não queremos aceitação da sociedade, nós queremos respeito, por isso, é muito importante eventos como esse, para sermos vistas, lembradas, e acima de tudo, respeitadas. Nós somos cidadãs e pagamos nossos impostos como todo mundo”.

”Leia-menos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AO VIVO