Mês de Combate ao Câncer: Moradoras do bairro Santo Antônio participam de mutirão de serviços de saúde na UBS Mussambê

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde, segue com a sua programação de ações de prevenção e combate ao câncer nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Na noite desta terça-feira (20), as moradoras do bairro Santo Antônio foram até a UBS do Mussambê para um cuidado especial com a saúde.

”Leia-mais”

Foram oferecidas consultas ginecológicas, exames preventivos, atendimento odontológicos, além de ventosaterapia e auriculoterapia. “Organizamos essa programação especial noturna para que nossas pacientes possam ter acesso a esses atendimentos tão necessários para saúde. É importante destacar que o exame preventivo, além de servir para detecção de lesões precursoras do câncer de colo de útero, também indica se a mulher precisa tratar alguma outra infecção”, explicou o gerente da UBS Mussambê, Rodrigo Duarte.

Liliana Silva Almeida é moradora do bairro e aproveitou os atendimentos à noite. “Para mim, fez toda a diferença. Durante o dia, tenho muitos afazeres que dificultam o meu acesso a esses serviços. À noite facilita muito, não apenas para mim, mas para muitas outras mulheres que querem cuidar da saúde, mas não podem”, disse.

Combate ao Câncer na Atenção Básica

Até o dia 08 de março, as UBSs promoverão mutirões de exames e atividades educativas sobre os cânceres de próstata, mama e útero.

A Sesau também organizou, junto à Policlínica Regional, uma programação para a realização de mamografias para as pacientes que atendam às recomendações do Ministério da Saúde, ou seja, mulheres de 40 a 69 anos e com dois anos da realização do último exame. As mamografias serão agendadas nas UBSs após a realização do exame preventivo.

Os usuários devem procurar a sua Unidade Básica de Saúde de referência e conferir a programação da unidade.

”Leia-menos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AO VIVO