São Paulo sedia primeira reunião ministerial da Trilha de Finanças do G20

São Paulo foi escolhida como palco para a primeira reunião ministerial da Trilha de Finanças do G20, composta pelos ministros das finanças e presidentes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo, além da União Africana e da União Europeia. O encontro está agendado para os dias 28 e 29 de fevereiro, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. Representando o Brasil, estarão presentes o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

”Leia-mais”

Antes da reunião ministerial, haverá uma segunda reunião de deputies, representantes em nível vice-ministerial de Finanças e bancos centrais, nos dias 26 e 27, no mesmo local. Nessa ocasião, o Ministério da Fazenda será representado pela embaixadora Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais da pasta e coordenadora da Trilha de Finanças.

A agenda proposta pela Trilha de Finanças do G20 enfatiza o debate sobre o papel das políticas públicas na redução das desigualdades, alinhando-se com as prioridades do Brasil no G20. Além disso, os participantes discutirão perspectivas globais sobre aspectos macroeconômicos, como crescimento, emprego, inflação e estabilidade financeira, buscando soluções para desafios como a dívida global crescente e o financiamento para o desenvolvimento sustentável.

A primeira reunião de deputies da Trilha de Finanças ocorreu em dezembro de 2023, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Fazenda e do presidente do Banco Central. O evento reforçou o compromisso do Brasil com o diálogo e a busca por soluções construtivas no âmbito do G20.

Até o momento, 27 delegações, incluindo membros e convidados, confirmaram presença na reunião ministerial. Dentre os confirmados estão representantes de alto nível de 16 organizações e bancos internacionais, como a presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, e o presidente do Banco Mundial, Ajay Bang.

”Leia-menos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AO VIVO