Semáforos inteligentes começam a operar na capital pernambucana

A Prefeitura do Recife iniciou a implantação de semáforos inteligentes. Segundo a gestão, o investimento inicial de R$ 1,07 milhão possibilitará uma melhoria no fluxo de tráfego, através da programação automática dos ciclos semafóricos.

As primeiras avenidas a receber a tecnologia serão a Antônio de Góes, em todo o corredor, e a Abdias de Carvalho, no trecho entre a Chesf e o Estádio Adelmar da Costa Carvalho (Sport). Os primeiros dispositivos implantados estão no cruzamento da Antônio de Góes com o Túnel Josué de Castro, no bairro do Pina. A previsão é que as vias terão todos os equipamentos concluídos até o final de agosto.

“Haverá mais segurança e eficiência do trânsito com esses novos semáforos. Planejamos que haja redução de congestionamentos na via, agilidade nos reparos em caso de falha nos equipamentos, ajuste automáticos dos tempos de verde e vermelho de acordo com a condição do trânsito, mais segurança para pedestres nas travessias e, ainda, a Central de Operações de Trânsito vai ter um monitoramento em tempo real dessas atividades”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Como funciona?

A tecnologia de semáforos inteligentes tem o objetivo de adaptar o tempo dos semáforos verde e vermelho de acordo com as necessidades das vias para tornar o trânsito mais eficiente. Ela é feita por meio de câmeras com laços virtuais, links de comunicação e software que será capaz de atualizar a programação dos semáforos em tempo real, a depender do fluxo de veículos. Isso vai aumentar a capacidade e, consequentemente, melhorar a fluidez nas vias de acordo com a demanda verificada pelos sensores.

Os novos semáforos vão possibilitar mais eficiência da malha viária, reduzindo o número de infrações e sinistros de trânsito. Também promoverão uma redução dos congestionamentos e tempos de espera devido à adaptação contínua ao comportamento do tráfego nas vias. Isso vai ajudar, especialmente, em casos de grandes ocorrências que causem interdições temporárias de trânsito, como obras e manifestações.

Economia e sustentabilidade

Os dispositivos também vão garantir um trânsito mais sustentável por meio da redução de emissões de carbono. Já que existe ainda uma potencial redução na emissão de poluentes com o tráfego mais fluido, uma vez que reduz as paradas e acelerações dos veículos.

O primeiro passo para implantação dos semáforos inteligentes foi o investimento de R$ 30 milhões em 2023, para aquisição de 200 novos controladores e nobreaks, que garantiram maior estabilidade à rede semafórica. Desde lá, o Recife conta com semáforos que se comunicam via 4G, o que garante menos defeitos e maior agilidade de conserto, caso necessário. Além disso, os nobreaks permitem o funcionamento dos grupos semafóricos por até três horas em caso de falta de energia.

Deixe seu comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required

X