MPPE pede que DINC e Codevasf tomem providências pra evitar queimadas na estiagem em Petrolina

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por intermédio da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, com atuação na Defesa do Meio Ambiente, recomendou ao Distrito Irrigação Nilo Coelho (DINC) e à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) que, de forma conjunta, orientem os produtores rurais no sentido de providenciarem a feitura de aceiro nas áreas de sequeiro dos seus lotes, a fim de evitar a propagação do fogo, sobretudo no período de estiagem, que se aproxima.

Os aceiros são faixas sem vegetação, estrategicamente planejadas, ao longo do terreno, que funcionam como barreiras contra a propagação do fogo, sobretudo nos períodos mais secos do ano. Essas áreas são mantidas livres de vegetação inflamável (como pequenas árvores e arbustos), que desempenham um importante papel na prevenção de incêndios florestais. A Promotora de Justiça Rosane Moreira Cavalcanti, considera que o manejo do fogo e o combate a um incêndio exigem cautela, cuidados especiais, treinamento e equipamentos de segurança.

Considerando a Instrução Normativa nº 008/2014 da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) que disciplina os procedimentos referentes à autorização para uso do fogo controlado em propriedades rurais mediante o estabelecimento de normas de precaução, a recomendação é, também, para que o DINC e a Codevasf orientem os produtores e a população das agrovilas sobre a necessidade de solicitarem junto à CPRH, as licenças/autorizações para a realização de queimadas.

A Promotoria de Justiça solicita a imediata divulgação da recomendação e a adoção das medidas necessárias para prevenir eventuais violações da lei. O DINC e a Codevasf têm prazo de 10 dias para enviar resposta por escrito sobre as providências adotadas. O não atendimento à recomendação poderá implicar na aplicação de medidas necessária à sua implementação pelo MPPE.

A íntegra do documento foi publicada na edição do Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público de Pernambuco, do dia 20 de junho de 2024.

Deixe seu comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required

X