No Dia da Árvore, baixe o app Plantar Juntos e plante sua Muda
As árvores são a tecnologia mais eficiente para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Através da fotossíntese, elas absorvem dióxido de carbono da atmosfera e o transforma em oxigênio, armazenando o carbono em sua biomassa e no solo. Recentes pesquisas têm provado que algumas espécies de árvore, como as encontradas na Caatinga, têm uma capacidade ainda maior de sequestrar carbono, comparadas à vegetação de florestas úmidas, como a Floresta Amazônica, por exemplo.
É por isso que o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, está investindo no programa Plantar Juntos, que tem como principal objetivo restaurar e ampliar a cobertura vegetal do território do estado. As espécies nativas dos biomas da Caatinga e Mata Atlântica, além de impulsionar a regeneração natural, ainda preservam a biodiversidade.
A Semas-PE também tem atuado no engajamento da população – cidadãos, empresas e gestores governamentais -, através de um grande movimento de plantio de árvores e recuperação dos ecossistemas. Para apoiar esse conjunto de ações, o programa elaborou, em parceria direta com a Universidade de Pernambuco (UPE), o aplicativo Plantar Juntos, disponível gratuitamente nas lojas virtuais dos smartphones.
Através do app, as pessoas podem plantar suas mudas, dedicá-las a alguém especial, verificar quais espécies são adequadas para cada região do estado, receber dicas de plantio e manutenção das mudas, além de acompanhar diretamente o crescimento daquele novo indivíduo arbóreo.
Qualquer pessoa pode baixar, acessar o aplicativo e contribuir diretamente com a regeneração florestal de Pernambuco. Bora ser pai e mãe de planta?
Principais resultados do aplicativo
Em um pouco mais de três meses desde o lançamento, em 5 de junho de 2024, o aplicativo Plantar Juntos já conta com cerca de 5 mil downloads e 52 viveiros cadastros em todo o estado. Ligados aos municípios, os viveiros são instrumentos responsáveis pela produção e cultivo das mudas que serão plantadas nas áreas estratégicas.
“O Programa Plantar Juntos busca pavimentar o caminho para um futuro mais sustentável, resiliente e saudável em Pernambuco. Focado em promover a restauração e conservação ambiental, além de melhorar a qualidade de vida dos habitantes, este esforço é uma prova do compromisso contínuo com a sustentabilidade. A recuperação de ecossistemas degradados não só resgata a biodiversidade rica que caracteriza Pernambuco, mas também reforça a ligação entre áreas de conservação e gera um novo mercado de economia regenerativa do estado”, destaca o secretário executivo de Meio Ambiente da Semas-PE, Walber Santana.