O Governo de Pernambuco inicia na próxima segunda-feira (26) o cadastramento do Programa Chapéu de Palha 2026 em Petrolina. A ação é voltada para trabalhadores da Fruticultura Irrigada e da Pesca Artesanal do Sertão, por meio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag-PE).

No segmento da Fruticultura Irrigada, o benefício será de R$ 373,08 e contempla oito municípios. Já no segmento da Pesca Artesanal, o valor é de R$ 387,94, alcançando 17 cidades da região sertaneja.

Em Petrolina, o cadastramento acontece das 8h às 17h, nos seguintes polos: Escola Estadual Antônio Nunes dos Santos, Escola Estadual Poeta Carlos Drummond de Andrade, Escola Municipal João Nunes, Escola de Referência de Ensino Fundamental e Médio Nossa Senhora Aparecida e Escola de Referência em Ensino Fundamental Moysés Barbosa, que também atenderá os trabalhadores da Pesca Artesanal.

O período de cadastramento segue até o dia 6 de fevereiro e passará ainda por outros municípios do Sertão pernambucano.

Para participar do programa na Fruticultura Irrigada, é necessário ter mais de 18 anos, morar em um dos municípios contemplados, comprovar atuação na atividade no último contrato registrado na Carteira de Trabalho Digital e não estar recebendo seguro-desemprego ou pensão do INSS. Já para a Pesca Artesanal, o trabalhador deve comprovar o exercício exclusivo da atividade nos últimos 12 meses, por meio do Registro Geral da Pesca e documentação exigida.

Também podem se cadastrar jovens entre 18 e 29 anos, desempregados em razão da entressafra ou do período de defeso, mesmo que exista outro beneficiário no mesmo domicílio, desde que atendam aos critérios do programa.

No dia do cadastro, é obrigatória a apresentação de PIS ou NIS, RG, CPF, comprovante de residência, Carteira de Trabalho Digital emitida até 30 dias antes do cadastro e o CNIS atualizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *