Exames e consultas com foco no diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero estão sendo ofertados gratuitamente em Bodocó, no Sertão, por meio da Carreta da Mulher Pernambucana, iniciativa do Governo de Pernambuco. Os atendimentos acontecem a partir desta segunda-feira (26) e seguem até a quarta-feira (28), ao lado da Igreja Matriz do município.

A unidade móvel oferece serviços como mamografia, ultrassom mamário (mediante requisição médica), consultas com mastologista e ginecologista, colposcopia (com requisição ou exame prévio com alteração), além de biópsia de nódulo de mama guiada por ultrassom e biópsia de lesão do colo do útero. Também são realizadas orientações sobre saúde da mulher, prevenção e autocuidado, com acompanhamento de equipe multiprofissional.

Mulheres entre 40 e 49 anos podem realizar mamografia mediante indicação médica, enquanto aquelas com idade entre 50 e 69 anos têm acesso ao exame por demanda espontânea, sem necessidade de encaminhamento. Para ser atendida, é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

A ação integra a política estadual de atenção à saúde da mulher e busca ampliar o acesso a exames especializados no interior, reforçando a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de tratamento e cura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *