A poucos dias da festa de Momo, Petrolina já entra no clima do Carnaval ao som dos tambores do Baque Opará. O grupo percussivo abre ao público os últimos ensaios antes da tradicional Prévia Carnavalesca, convidando foliões a acompanhar de perto os preparativos e a vibrar com o cortejo pelas ruas do Centro Histórico da cidade.

Os ensaios abertos acontecem na Praça 21 de Setembro, com saída em cortejo, nos dias 28 de janeiro, às 19h, e 3 de fevereiro, às 17h. A programação completa também pode ser acompanhada pelo Instagram @baqueopara. A participação é gratuita e aberta a todos os públicos.

Em 2026, a Prévia Carnavalesca do Baque Opará chega à 16ª edição e será realizada no dia 7 de fevereiro, sábado anterior ao Carnaval oficial. A concentração está marcada para as 16h, na Rua Antônio Santana Filho, 353, no Centro de Petrolina, em frente ao Café de Bule. Fantasias, adereços e alegria dão o tom da festa, que já se consolidou como tradição no calendário cultural da cidade.

Neste ano, o evento traz o tema “Somos canoa e serpente, rio e tambor”, inspirado nas lendas, nos encantados e nas encantarias do Rio São Francisco. A proposta dialoga com o curta-metragem Flecha 01 – A Serpente e a Canoa, do Ciclo Selvagem de Estudos sobre a Vida, narrado por Ailton Krenak e com roteiro de Anna Dantes.

Segundo Bárbara Cabral, fundadora e contramestra do Baque Opará, o tema faz referência a narrativas de origem dos povos do Rio Negro, como os Desana, Tukano e Baniwa, nas quais uma serpente em forma de canoa deu origem ao mundo e à vida. “Trazer essa reflexão é importante para que nós, ribeirinhos e ribeirinhas do Opará, aprendamos que somos natureza e veículos de saberes ancestrais, conduzidos pela força comunicativa dos tambores”, destaca.

Grupo percussivo sem fins lucrativos, o Baque Opará reúne pessoas de diferentes idades, credos e profissões, unidas pela paixão pela música popular, especialmente a nordestina. O repertório inclui maracatu, coco e ciranda, além de influências como mangue beat, ijexá e funk.

Além da prévia em Petrolina, o coletivo abre a agenda carnavalesca de 2026 participando do Carnaval de Juazeiro, no dia 31 de janeiro, integrando a programação do Bloco Carrancuda, com concentração às 17h, na Praça Simões Filho, no Centro da cidade baiana.

A Prévia Carnavalesca do Baque Opará é idealizada e realizada pelo próprio coletivo, com apoio da Prefeitura de Petrolina e de empresas locais. O grupo também recebe doações voluntárias por meio do pix oparabaque@gmail.com. As camisas do Baque podem ser adquiridas antecipadamente pelo telefone (87) 98839-4265.

Serviço – Programação do Baque Opará

Ensaios abertos
– 28/01 (quarta-feira), às 19h
– 03/02 (terça-feira), às 17h
Local: Praça 21 de Setembro, Centro de Petrolina

Carnaval de Juazeiro – Bloco Carrancuda
– 31/01 (sábado), às 17h
Local: Praça Simões Filho, nº 5, Centro de Juazeiro

16ª Prévia Carnavalesca do Baque Opará
– 07/02 (sábado), às 16h
Local: Rua Antônio Santana Filho, 353, Centro de Petrolina (em frente ao Café de Bule)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *