Pardal: Pernambuco registra quatro acusações eleitorais por hora

Pernambuco registrou uma média de quatro denúncias eleitorais por hora, segundo dados do aplicativo Pardal, ferramenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que recebe denúncias de irregularidades durante o período eleitoral. Até ao momento, foram feitas 4.603 denúncias em todo o Estado desde o início do funcionamento do Pardal, em 16 de agosto, o que representa uma média de 115 denúncias por dia.

Recife lidera com 706 denúncias, seguida por Jaboatão dos Guararapes, com 366, e Cabo de Santo Agostinho, com 267. Outras cidades com alto número de registros incluem Paulista (266), Olinda (182) e Arcoverde (134). No total, 12 municípios somam mais de 100 denúncias.

Os candidatos a vereador são os principais alvos das queixas, com 1.956 registos. Já os candidatos a prefeito concentram 1.587 denúncias, seguidas por partidos e coligações, com 1.044 reclamações, e apenas 16 denúncias envolvendo vice-prefeitos.

Irregularidades denunciadas

As principais irregularidades dizem respeito ao uso indevido de bens públicos (39%), seguidas por infrações envolvendo bens privados (16%). Também foram registradas denúncias sobre o uso de amplificadores de som (10%), adesivos (10%), e propagandas irregulares na internet (7%), banners e faixas (7%), além de outdoors (3%). A ferramenta Pardal tem sido essencial para garantir a fiscalização e transparência do processo eleitoral, permitindo que os participantes denunciem irregularidades de forma rápida e eficiente.

Deixe seu comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required

X