Petrolina é a primeira cidade do Nordeste com território protegido contra a dengue

Nesta sexta-feira (05), o Governo de Estado de Pernambuco, a Prefeitura de Petrolina, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o World Mosquito Program (WMP), vão anunciar a finalização da implementação do Método Wolbachia no município. A iniciativa contou com o financiamento do Ministério da Saúde. A cerimônia será realizada no Cineteatro da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), às 9h.

Método Wolbachia em Petrolina-PE

Há quase três anos Petrolina recebeu a instalação da primeira biofábrica no Nordeste com o Método Wolbachia. A unidade teve como objetivo viabilizar a liberação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, que, uma vez presente no mosquito, contribui para a redução da Dengue, Zika e Chikungunya.

Esse trabalho aponta resultados preliminares, se somando ao que já foi desenvolvido no combate a proliferação de arboviroses. Petrolina apresentou baixos números das doenças, mesmo o ano de 2024 sendo considerado de surto.

“Esse é um trabalho que contou com a participação da educação, saúde e do poder público. Os resultados podem ser observados a partir de dois anos após o término das liberações. O Método Wolbachia finalizou as atividades de liberações dos wolbitos, os Aedes aegypti com Wolbachia, em dezembro de 2023 no município. Tudo isso foi uma parceria com a Prefeitura de Petrolina e o Estado. Temos muito o que celebrar e tantas pessoas para agradecer”, ressalta Luciano Moreira, Líder do Método Wolbachia no Brasil.

Deixe seu comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required

X