Ministra da saúde anuncia centro de operações de emergência para controle da dengue no Brasil

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, revelou hoje (1) o lançamento de um Centro de Operações de Emergência dedicado ao controle da epidemia de dengue no Brasil. Durante uma reunião tripartite na sede da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), em Brasília, Nísia fez um apelo à mobilização nacional, convocando estados e municípios.

”Leia-mais”

“A união de todo o país neste momento é crucial para proteger nossa população e prevenir, uma vez que sabemos que mais de 75% dos focos do Aedes aegypti estão nas casas”, afirmou. “Apenas com essa união podemos avançar no sentido de proteger nossa população dessa situação de dengue e possíveis outras arboviroses.”

Na abertura da reunião, a ministra reiterou que a vacinação contra a dengue não pode ser considerada a solução para a epidemia devido à limitação de doses da Qdenga fornecidas pelo laboratório fabricante. Outro ponto crítico destacado por Nísia é a não recomendação da vacina para idosos, grupo mais suscetível a formas graves da dengue.

“A vacina é uma esperança, um instrumento fundamental, mas não é a resposta para um momento de crise”, enfatizou. “É hora de prevenir e cuidar. A dengue é uma doença para a qual o Sistema Único de Saúde (SUS) pode operar de forma eficiente, evitando mortes. Isso deve ser nossa prioridade neste momento.”

”Leia-menos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AO VIVO