Proteção e garantia de direitos aos animais são assegurados em Petrolina 

14 de março é a data conhecida como o Dia Nacional dos Animais. Com o propósito de cuidar e dar atenção a fauna, a Prefeitura de Petrolina desenvolve políticas públicas voltadas ao cuidado dos bichos. Através da Patrulha de Proteção Animal, são realizadas fiscalizações em espaços públicos, verificações de denúncias envolvendo maus-tratos e comercialização de animais silvestres. Dados dos três primeiros meses de 2024 mostram que aproximadamente 60 ocorrências foram atendidas.

”Leia-mais”

 Dentro das políticas públicas da causa animal, Petrolina tem trabalhado no controle de zoonoses através da vacina antirrábica, que protege os animais contra a raiva, doença que pode levar a óbito tanto o animal como o ser humano que for infectado. Mais de 40 mil cães e gatos foram vacinados durante a Campanha de Vacinação, e o insumo segue sendo ofertado no Centro de Controle de Zoonoses, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h. 

 Outro trabalho realizado é o de controle populacional por meio do Castramóvel. O equipamento já esteve em diversos bairros da cidade, comunidades e zona rural da cidade. Atualmente, a unidade móvel está presente junto ao Bora Petrolina, que leva uma diversidade de serviços para perto dos moradores. Por ano, são realizadas 800 castrações na cidade, os bichos sem tutores ou responsáveis são colocados para adoção em feiras organizadas pelo município e em parcerias com as Organizações Não Governamentais (ONG’s).  

Em ação pioneira, Petrolina disponibiliza serviço do SOS Abelhas para recolhimento de abelhas e captura e retirada de colmeias. O trabalho acontece em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses; Agência Municipal de Vigilância Sanitária; Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA); Associação dos Criadores de Abelhas do Município de Petrolina (Ascamp); Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna); Bombeiros, e Ministério Público de Pernambuco. Ao longo de três anos, mais de 3.500 enxames de foram recolhidos palas equipes do SOS Abelhas Petrolina, garantindo saúde pública e equilíbrio ao meio ambiente. 

 A população pode registrar denúncias através da Ouvidoria Municipal, pelo 156, ou pelo Informa Petrolina, (87) 98124-4955, só precisa responder um questionário rápido para que as mensagens possam ser direcionadas aos órgãos competentes. O cidadão ainda pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal, por meio do número (87) 99132‑9568.

”Leia-menos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AO VIVO